15 de mar. de 2012

A importância da alimentação para unhas saudáveis e bonitas

por Beatriz Lasci em 14/03/2012
As unhas são formadas por queratina que indicam a deficiência de vitaminas e problemas no corpo. O cuidado com elas, não dependem apenas de cremes e esmaltes.  Tendo uma boa e equilibrada alimentação, o resultado de uma aparência bonita e saudável é garantido.

A nutrição desempenha um papel importante em seu aspecto. A falta de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas, a falta de cálcio pode deixá-las secas e quebradiças e a deficiência da vitamina C e ácido fólico pode se responsabilizar pelo aparecimento da consequência da falta das vitaminas.

Existem alguns tipos de doenças relacionadas às unhas, que a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora do Sabor Integral Consultoria (SP) explica sobre cada uma delas.

 - Síndrome da unha amarela: caracterizada por unhas rígidas e opacas, de cor amarelada, sem presença de cutícula, linhas transversais e longitudinais proeminentes, curvatura lateral exagerada e crescimento reduzido. Para seu tratamento, vitamina E em altas doses e por longo período é o mais indicado.

- Síndrome da unha frágil: diminuição da resistência ungueal e que ocorre principalmente nas mulheres. Exposição a agentes químicos, cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem desencadear a patologia. O tratamento é feito a base do uso de biotina.

Existem alguns alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis,os quais Paula Fernandes fala sobre  onde os encontrar. “Vitamina C pode ser encontrada na laranja, pimentão amarelo, mamão e morango; vitamina E, nos vegetais de folhas escuras, nozes, sementes e grãos integrais; a biotina é encontrada nos peixes de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais e as vitaminas de complexo B estão nos ovos, carnes, aves e leite”.

Para incorporar na alimentação, basta ingerir alimentos de três em três horas, deixando frutas e nozes para os lanches intermediários e as folhas, vegetais, carnes, ovos e sementes integrais ficam para as refeições principais.

Essas vitaminas auxiliam o corpo a produzir a queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes. “Manter uma alimentação saudável e equilibrada garante a saúde para o corpo, por isso, a nutrição é fundamental para a vitalidade e aparência das unhas, pois quando bem tratadas e bonitas são consideradas sinais de beleza” finaliza Paula.
http://beautyfair.com.br/estetica/noticia/1940.html

2 comentários:

  1. Amei seu Blog!! Amei as dicas!! Nosso corpo sempre responde positiva ou negativamente ao que ingerimos!! Parabéns!!! Já sou sua seguidora!!! Mil bjs da TT do fofaefeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir